sexta-feira, 21 de agosto de 2020

STF proíbe Governo de monitorar opositores

Brasil

O Supremo Tribunal Federal proibiu que o Ministério da Justiça elabore relatórios de inteligência contra opositores do Governo de Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada pelo placar de 9 a 1, no julgamento da ação que questionava a produção de um dossiê contra 579 servidores e professores universitários apontados como membros de um grupo antifascista. O correspondente Afonso Benites explica que esta é a segunda vez neste mês que os ministros do STF trataram do tema de inteligência e impuseram uma derrota à gestão Bolsonaro. Em seu voto, o ministro Roberto Barroso disse que, se o Governo estivesse realmente preocupado com o risco de manifestações contra a democracia, “talvez fosse o caso de monitorar os grupos fascistas e não os antifascistas”.
Nos Estados Unidos, foi a inteligência de campanha de Donald Trump que sofreu um duro golpe. O ex-conselheiro da Casa Branca Steve Bannon, arquiteto da campanha presidencial de Trump há quatro anos, foi detido nesta quinta, acusado de fraude e desvio de dinheiro da campanha para construção de um muro na fronteira dos EUA com o México. Algumas horas depois, em audiência em uma corte de Nova York, o ex-guru se declarou inocente, pagou cinco milhões de dólares de fiança e foi liberado. O cerco da Justiça dos EUA a Steve Bannon não é um revés apenas para a extrema direita nos EUA. Breiller Pires escreve sobre os laços do clã Bolsonaro com Bannon e como a cruzada do conselheiro contra o chamado "marxismo cultural" inspirou tática de ativismo digital à brasileira.
A Alemanha, o país que fascinou o mundo por sua gestão da pandemia nos primeiros meses, registra agora um aumento dos contágios —que não param de crescer desde o final de julho. Ana Carbajosa explica que as reuniões de família, de amigos e nos locais de trabalho, juntamente com o regresso de pessoas que tinham viajado e o aumento do número de testes, estão entre as principais razões do incremento, que colocou em alerta as autoridades sanitárias e políticas.

STF proíbe Governo Bolsonaro de monitorar opositores
STF proíbe Governo Bolsonaro de monitorar opositores
Por 9 votos a 1, ministros entenderam que fazer relatórios de inteligência contra grupos antifascistas é desvio de finalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário