Seis internações diárias por aborto envolvendo meninas de 10 a 14 anos que engravidaram após serem estupradas. Segundo dados tabulados pela BBC News Brasil no Sistema de Informações Hospitalares do SUS, do Ministério da Saúde, esta é a média do que ocorre no Brasil. Esses casos envolvem procedimentos feitos no hospital e internações após abortos espontâneos ou realizados em casa. A cada hora, quatro meninas de até 13 anos são estupradas no país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019. Só em 2020, foram ao menos 642 internações. O país registra também uma média anual de 26 mil partos de mães com idades entre 10 a 14 anos.
Casos de estupro (não só de crianças) são uma das três situações em que o aborto é permitido no Brasil. As outras duas são anencefalia ou risco de vida para a mãe. No país, funcionam cerca de 40 serviços de aborto legal em hospitais públicos. Estas unidades prestam atendimento a mulheres grávidas vítimas de estupro ou com risco de vida. A maioria das legislações dos países permite o aborto em caso de gravidez proveniente de estupro.
Hamilton Mourão, vice presidente: “Esse é um crime que foi cometido contra essa criança. O nosso Código Penal é claro, em casos como esse o aborto é mais que necessário, é recomendado. Como é que uma menina de 10 anos de idade vai ter um filho e vai criar um filho? Isso é um absurdo. Agora, há algumas pessoas que, na sua ânsia da defesa da vida, elas têm que compreender que cada caso é um caso, e este é um caso muito claro onde a lei tem que ser cumprida. Para mim é simples isso aí.”
Pois é... a extremista Sara Fernanda Giromini, que expôs os dados de uma criança de dez anos que engravidou após sofrer abuso sexual por quatro anos, corre o risco de voltar à prisão. A divulgação é uma violação do Artigo 17 do ECA.
O suspeito, tio da menina, continua foragido. O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e o Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES) apuram vazamento de informações sigilosas sobre o caso.
Andreia Sadi: “Um dos profissionais que atendeu a criança relata, na decisão judicial, que ela apertava contra o peito um urso de pelúcia e só de tocar no assunto da gestação entrava em profundo sofrimento, gritava, chorava e negava a todo instante, apenas reafirmando não querer”. (Twitter)
E uma entrevista com o médico Olímpio Barbosa de Moraes Filho, diretor do hospital em Recife que atendeu a criança. “Neste caso houve uma [segunda] violência, que foi a quebra do sigilo da identidade da criança, e isso não deve acontecer. Temos que proteger a criança. Ela tem um futuro de vida pela frente, não pode ser exposta”.
Na Índia, um caso de estupro e assassinato de uma menina de 13 anos reiniciou o debate sobre a violência sexual contra as mulheres indianas. Dados de 2018 mostram pelo menos 91 novos casos por dia registrados no país.
O país registrou 775 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 108.654 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 971 óbitos, uma variação de -9% em relação aos dados registrados em 14 dias. Em casos confirmados, já são 3.363.235 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 23.236 desses confirmados no último dia.
A reabertura das escolas no país vai agravar a pandemia do novo coronavírus, acreditam 79% dos brasileiros e, por isso, as unidades deveriam continuar fechadas nos próximos dois meses. O levantamento do Datafolha mostra ainda que a preferência pela retomada das atividades escolares não é majoritária em nenhum dos segmentos pesquisados.
Sobre a vacina... A China aprovou a primeira patente no país. Chamada de Ad5-nCoV, a vacina foi desenvolvida pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim, foi a primeira a alcançar a fase 2 dos testes clínicos e já é aprovada para militares chineses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário