sexta-feira, 2 de julho de 2021

Dominguetti reafirma denúncia de propina, mas deixa perguntas sem resposta

 


depoimento de Luiz Paulo Dominguetti Pereira na CPI da Pandemia foi tão quente quanto tumultuado. O representante da Davati Medical Supply reafirmou ter recebido uma proposta de propina de um então diretor do Ministério da Saúde durante as negociações para a venda de vacinas contra a covid-19.  Carla Jiménez e Marina Rossi contam como o depoente conseguiu tumultuar a sessão com um áudio manipulado envolvendo o deputado Luis Miranda ―o primeiro denunciante do esquema fraudulento de compra de vacinas. Passou a ser questionado por oposicionistas e governistas, numa reviravolta que ampliou a série de perguntas em aberto sobre o caso. Para navegar na trama, o EL PAÍS preparou um quem é quem entre os citados por Dominguetti e elenca as questões sem resposta.

A outra notícia política do dia foi a entrevista do governador tucano Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, a Pedro Bial, na Globo. Na entrevista, Leite, que é aspirante a candidato do seu partido em 2022, assume que é gay. "Leite acena a um público que não está mais disposto a considerar a orientação sexual um tema a esconder, e isso não quer dizer que necessariamente seja um eleitor apenas identificado com a esquerda", escreve Flávia Marreiro.

No agenda internacional, um acordo histórico entre as principais economias globais foi anunciado. Assinado por 130 países, inclusive o Brasil, o pacto prevê o estabelecimento de um tributo corporativo mínimo de 15% para as multinacionais. De Paris, a correspondente Silvia Ayuso narra os pilares do acordo que estabelecerá novas bases para a arquitetura tributária e empresarial mundial.

Na Nicarágua, o recrudescimento da repressão pelo regime de Daniel Ortega afeta até aqueles que lutaram junto ao sandinista há quase meio século contra a ditadura de Anastasio Somoza. O EL PAÍS conversou com Sérgio Ramírez, um dos maiores expoentes culturais do país centro-americano e ex-companheiro de luta de Ortega, que hoje se diz decepcionado com os rumos que a Nicarágua tomou. "É uma grande tragédia. Continuo vivendo a revolução com olhos sentimentais, mas é cada vez mais difícil separar a ideia de sandinismo que tínhamos nos anos oitenta da figura de Daniel Ortega, o ditador”, lamenta.

Todos, em algum momento, já nos questionamos o que é felicidade. E, não raramente, a condicionamos ao que acontece conosco e à realização de expectativas. No entanto, isso não poderia estar mais distante da felicidade. O propósito é o sentido que nos move, é a resposta de por que fazemos o que fazemos e nos ajuda a ser mais livres para optar pelo que realmente nos fará mais felizes, escreve em ensaio Pilar Jericó.


Dominguetti reafirma denúncias, mas cai em descrença por áudio de deputado
Dominguetti reafirma denúncias, mas cai em descrença por áudio de deputado
Representante da Davati se torna alvo de desconfiança dos senadores que o acusam de ter sido ‘plantado' na CPI da Pandemia
Quem é quem no depoimento e as perguntas que seguem sem resposta
Quem é quem no depoimento e as perguntas que seguem sem resposta
Revendedor autônomo da Daviti, que acusa diretor de Ministério da Saúde de ter cobrado propina ao negociar vacina, causou confusão na Comissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário