terça-feira, 6 de julho de 2021

Nesta segunda-feira o Brasil ultrapassou a marca de 525 mil mortos pela Covid-19. Foram registrados 754 óbitos

 A prefeitura de São Paulo anunciou ter identificado o primeiro caso da variante delta do Sars-Cov-2. O paciente é um homem de 45 anos que está em observação. Identificada primeiro na Índia, a delta tende a se tornar a cepa dominante da Covid-19. Até o fim de junho, 11 casos haviam sido registrados no país, seis deles entre tripulantes de um navio vindo da Ásia. (Metrópoles)

O Estado do Rio identificou também dois novos casos da delta, um em Seropédica outro em São João de Meriti, municípios da região metropolitana. (G1)

Em mais uma prova da importância da vacinação, a cidade paulista de Botucatu viu o número de casos de Covid-19 cair 81% três semanas depois de uma imunização em massa experimental com a vacina de Oxford/AstraZeneca. Cerca de 82% dos moradores já receberam a primeira dose. Outro número importante foi a redução de 46% no número de internações pela doença, afastando o risco de colapso no sistema de saúde. (G1)

E mesmo com imunização, a variante delta continua a assustar. Por conta dela, a eficácia da vacina da Pfizer em Israel caiu de 91,2% para 64% desde março. Nos casos mais graves, porém, o imunizante continua com eficácia acima de 90%. (Poder360)

Nesta segunda-feira o Brasil ultrapassou a marca de 525 mil mortos pela Covid-19. Foram registrados 754 óbitos, totalizando 525.229, com média móvel de 1.575 em sete dias. Isso representa redução de 20% em relação ao período anterior. (Globo)

Mas não é hora de relaxar. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem que não há pressa em desobrigar o uso de máscaras, contrariando o presidente Jair Bolsonaro. Quando vier, segundo ele, a medida será baseada na ciência. (UOL)

Já no Reino Unido o premiê Boris Johnson anunciou para o dia 19 a suspensão das medidas de restrição, como uso de máscaras e distanciamento. Especialistas criticaram a decisão, já que, por conta da variante delta, houve um aumento de 146% no número de casos no país. (Globo)




Maya Sialuk Jacobsen, uma tatuadora de origem inuit (esquimó) fazia sua arte no estilo convencional até descobrir que seus ancestrais tinham um estilo próprio de pintura corporal. Corpos congelados há 500 anos e descobertos na Groenlândia nos anos 1970 tinham a pele decorada em padrões e símbolos únicos. Hoje, Maya usa as agulhas e tintas para ajudar inuits e se reconectarem com a cultura de seus ancestrais. (New York Times)




O Vaticano informou nesta segunda-feira que o Papa Francisco se recupera bem da cirurgia no intestino a que foi submetido no domingo. O Pontífice, de 84 anos, está consciente, respirando normalmente e deve permanecer internado por uma semana. A operação foi realizada para reparar uma estenose diverticular (estreitamento) do cólon, que dificulta a passagem das fezes. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário