quarta-feira, 13 de maio de 2020

Estado de alerta as autoridades dos países vizinhos



As descoordenadas medidas de isolamento adotadas pelos dirigentes brasileiros para fazer frente à covid-19, que contribuíram, segundo especialistas, para o aumento de casos no país, têm colocado em estado de alerta as autoridades dos países vizinhos, mais bem-sucedidos no combate à epidemia. Com recorde de 881 óbitos pelo novo coronavírus registrados em 24 horas, o Brasil chega a 12.400 mortes. Casos confirmados somam 177.589, com 72.597 recuperados, e ativam um alerta na região. Para o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o Brasil apresenta um “risco muito grande” pelo grande número de casos, mesma opinião de Mario Benítez, do Paraguai, que diz que não abrirá fronteiras.
Longe das escolas e universidades, jovens têm choque de consciência sobre privilégios e injustiças do Brasil durante a pandemia. O repórter Felipe Betim conversou com quatro adolescentes que vivem realidades sociais diferentes, mas contam com uma estrutura familiar e de moradia que lhes permite atravessar a crise do coronavírus dentro de suas casas. Em comum, vivem as angústias de um confinamento de quase dois meses que praticamente deixou em suspenso suas vidas e sua juventude. Elas relatam a angústia e as percepções sobre as diferenças sociais do país. “Tem gente que não tem água pra lavar a mão”, diz Dora Fernandes, 19 anos.
Na década de 30, quase meio século após a Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, Vicente da Silva viveu anos escravizado no interior de Minas Gerais. “Meus pais sabiam que eu era escravo, mas a gente não tinha escolha”, conta, hoje aos 92 anos, ao repórter Breiller Pires. Aos 18, ele rompeu o ciclo e prosperou com a expansão da capital, Belo Horizonte.

Epicentro da covid-19 na América do Sul, Brasil é visto como “ameaça”
Epicentro da covid-19 na América do Sul, Brasil é visto como “ameaça”
Para presidente da Argentina, a explosão de casos no Brasil representa um “risco muito grande”, a mesma opinião do mandatário do Paraguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário