quarta-feira, 22 de julho de 2020

A mulher que comanda os testes da vacina de Oxford no Brasil

Brasil

Lily Yin Weck é a mulher que comanda os testes da vacina da Universidade de Oxford contra o novo coronavírus no Brasil. A professora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) coordena a terceira e última fase de estudos sobre a iniciativa, que dará doses a 5.000 brasileiros. Em conversa com a repórter Beatriz Jucá, a epidemiologista comemorou os primeiros resultados publicados sobre a vacina, que indicaram que ela é segura, mas evitou estimar quando poderá de fato chegar ao público. "É muito arriscado falar que em dezembro vamos ter a vacina registrada. Precisamos primeiro ter resultados." Lily Yin Weck também elogiou o acordo que prevê, além da compra de vacinas, a transferência de tecnologia para o Brasil. "Se tudo der certo, além de produzir vacina suprindo a nossa população, o Brasil pode ser um importante ponto de produção de vacina para ajudar na imunização de outros países também."
Enquanto a corrida pela vacina contra a covid-19 se acelera, também ganha contornos históricos os acordos para reerguer uma economia devastada. A União Europeia deu o maior salto em seu modelo orçamentário em 30 anos. Os 27 sócios do bloco continental decidiram por unanimidade que, pela primeira vez em sua história, o bloco se endividará para financiar um estímulo econômico para frear a crise da covid-19. O estímulo extraordinário contará com 390 bilhões de euros em subvenções e 360 bilhões em créditos. “Demonstramos que a magia do projeto europeu funciona porque, quando pensamos que é impossível, segue em frente graças à cooperação e à vontade de trabalharmos juntos”, declarou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Em Brasília, uma notícia comemorada pelos defensores da educação pública. A Câmara dos Deputados aprovou, com votação quase unânime, o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, responsável por financiar mais da metade da educação básica no país. A reportagem de Afonso Benites explica que a aprovação do texto, que agora segue para o Senado, pode ser considerada uma derrota para o Governo Bolsonaro, que queria reservar recursos para a criação de um novo programa, o Renda Brasil, que está sendo desenhado por Paulo Guedes para absorver o Bolsa Família. O Planalto cedeu e aumentou o aporte da União no Fundeb.

A mulher que comanda os testes da vacina de Oxford no Brasil
A mulher que comanda os testes da vacina de Oxford no Brasil
Coordenadora dos estudos da vacina de Oxford no Brasil, Lily Yin Weckx diz que estudos mostram resposta imune, mas ainda é preciso analisar resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário