Em desvantagem nas pesquisas a menos de 100 dias das eleições dos EUA, Donald Trump resolveu atacar a legitimidade da votação de novembro nos EUA. Em uma série de tuítes, levantou a possibilidade de se adiar o pleito no qual busca a reeleição, citando a crise do coronavírus. Trump não tem competência para fazê-lo de forma unilateral —a decisão cabe ao Congresso—, mas a ofensiva foi suficiente para acender os alarmes sobre a estratégia do republicano para a disputa. É o que conta de Washington o correspondente Pablo Guimón.
O balão de ensaio do ocupante da Casa Branca aparece no mesmo dia em que a economia norte-americana confirma seu maior tombo desde o pós-guerra, com a divulgação dos números do segundo trimestre de 2020. A repórter Heloísa Mendonça explica como os dados econômicos de EUA e da Alemanha, também dramáticos, começam a desenhar o tamanho da crise no mundo e prenunciam uma queda forte no Brasil, onde os números saem em setembro. Já Afonso Benites escreve sobre o giro nordestino de Jair Bolsonaro, com direito a andar a cavalo e aglomeração, no dia em que a primeira-dama revelou ter contraído o novo coronavírus. À noite, o presidente revelou que trata uma infecção no pulmão: "Eu peguei mofo, mofo no pulmão”.
Também nesta edição, reportagem aborda o trabalho do fotógrafo César Fraga e do historiador Maurício Barros, que reconstruíram quatro rotas do período do comércio de pessoas escravizada no Atlântico, que sangraram o continente africano no século XVIII. Seu registro da memória de um dos capítulos mais vergonhosos da humanidade se plasmou em 4.000 fotos e uma viagem de 60 dias por nove países, narrada no livro 'Do outro lado' (editora Olhares, 2014), que depois virou uma exposição e, agora, uma série documental de TV. Sankofa – A África que te habita é exibida no Brasil pelo canal Prime Box.
|
sexta-feira, 31 de julho de 2020
O ataque de Trump às eleições nos EUA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário