O Ministério da Saúde está com dificuldade de reabastecer o “kit intubação”, que está praticamente zerado no país. Nota técnica da pasta do dia 12 mostra que o governo tentou comprar doses para seis meses, mas só conseguiu 17% do planejado. O estoque federal de um dos dez remédios do kit acabou, e os de outros nove estão quase no fim. Os Estados, municípios e hospitais são responsáveis pela compra, mas, em caso de risco de desabastecimento nacional, o ministério tem o papel de facilitar. A pasta vem recebendo alertas a respeito há mais de um mês. Esse remédios garantem que o paciente seja intubado sem sentir dor e sem tentar arrancar o tubo em reação involuntária.
Então… No Estado de São Paulo, mais de 60% dos serviços municipais estão com os estoques zerados.
Os hospitais privados do país também não escapam. A Associação Nacional de Hospitais Privados estima que cerca de 30% têm estoque para apenas cinco dias ou menos.
E esse não é o único problema. O número de capitais com 1ª dose da vacina suspensa subiu de três para seis. Florianópolis, Goiânia e Maceió se juntaram a João Pessoa, Rio Branco e Salvador.
Enquanto empresários continuam tentando agilizar a compra de vacinas pelo governo. Na semana passada, um grupo de nove executivos e presidentes de multinacionais americanas que atuam no Brasil enviaram uma carta ao embaixador dos EUA, pedindo prioridade ao país na destinação de vacinas excedentes, que são ao menos 30 milhões de doses. (Globo)
Aliás… Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começaram nesta semana os testes em macacos da vacina que pode se tornar o primeiro imunizante brasileiro contra a Covid-19. A expectativa é que o testes em humanos comecem no segundo semestre.
Ontem, foram registradas 3.774 mortes nas últimas 24 horas, totalizando 365.954 vidas perdidas desde o início da pandemia. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.952. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -2%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos.
Para a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), milhares dessas mortes poderiam ter sido evitadas. “A resposta no Brasil precisa de uma redefinição urgente, com base na ciência e bem coordenada para impedir mais mortes evitáveis e a destruição do outrora prestigioso sistema de saúde brasileiro”, disse o presidente Christos Christou. (Globo)
Enquanto em Portugal, restaurantes, shoppings e cinemas vão voltar a abrir na segunda (19).
O MEC nomeou Claudia Mansani Queda de Toledo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fiscaliza e qualifica cursos de mestrado e doutorado. Toledo é reitora do Centro Universitário de Bauru (SP), que tem duas características notáveis: foi onde se formaram o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o advogado-geral da União, André Mendonça, e tem a nota mínima na Capes para funcionar. (Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário