O presidente Jair Bolsonaro, que sistematicamente descumpriu as regras de distanciamento, anunciou na noite desta segunda que está com os sintomas da doença e teve que realizar um novo teste para saber se ter covid-19. O resultado sairá nesta terça-feira. Nesta segunda, Bolsonaro participou de ao menos seis reuniões presenciais com nove pessoas. No sábado passado, esteve na embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, participando de um almoço em comemoração à independência do país com alguns de seus principais ministros, e o embaixador Todd Chapman. Nas redes sociais, aparece abraçado do titular da pasta de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Enquanto isso, em São Paulo, bares e restaurantes voltaram a funcionar após mais de cem dias fechados para o atendimento ao público em razão da pandemia. Nesta segunda-feira eles reabriram na capital paulista, sob novos protocolos e com movimento tímido. Os estabelecimentos poderão abrir durante seis horas, até as 17h, e com apenas 40% da capacidade. “Não aguentava mais comer minha própria comida todo dia, queria sair um pouco de casa, ver a rua”, dizia o advogado Danilo Pereira, único cliente de um restaurante na Vila Madalena na hora do almoço. Acostumado a receber cerca de 120 pessoas no horário em dias normais, o local tinha servido apenas dez refeições às 14h30. Dentre os que já retomaram as atividades neste primeiro dia de flexibilização das regras, alguns usavam termômetros em forma de pistola para medir a temperatura dos clientes, cardápios em QR Code para ser acessado pelo celular, e divisórias de acrílico entre as mesas. É o novo normal.
Ainda é cedo para dizer se a falta de clientes permanecerá até o final de semana. Mas as estatísticas seguem sem ajudar a formar um clima de tranquilidade. O país, liderado por São Paulo, chegou à marca de 1,6 milhão de casos e 65.487 mortes mortes pela covid-19 nesta segunda-feira. Esta reportagem especial do EL PAÍS, publicada no mês passado, explica como os contágios acontecem em ambientes fechados e, mais importante, oferece dicas de como evitá-los para os que se arriscarem a sair da quarentena, algo não recomendado pelos especialistas ainda.
| |||||
|
terça-feira, 7 de julho de 2020
Bares abertos, coração paulistano fechado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário