terça-feira, 3 de agosto de 2021

TSE fecha cerco contra Bolsonaro por ataque às urnas


O Brasil acorda mais feliz com três novas medalhas. No início da madrugada, a dupla Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram um ouro na vela, e Alison dos Santos, o bronze na corrida de 400 metros com barreira. Já pela manhã, Abner Teixeira também levou o bronze no boxe.

Grael e Kunze chegaram em primeiro lugar na regata decisiva da classe 49er FX. Ambas são filhas de campeões do esporte e conquistam pela segunda vez uma medalha, depois do ouro olímpico na Rio 2016. Santos, ou simplesmente Piu, é um jovem de apenas 21 anos, e que quebrou o jejum de 33 anos do Brasil. Um show de simpatia, que abriu a madrugada desta terça. “Eu não represento o Alison, eu represento uma nação. Essa medalha não é só minha, é nossa, é do Brasil”, disse ele, que completou a prova em 46,72 segundos, novo recorde sul-americano. A medalha de ouro ficou com o atleta norueguês Karsten Warholm, que teve o tempo de 45,94 segundos, novo recorde mundial. Já no boxe, Teixeira perdeu para o cubano Júlio Cesar La Cruz na categoria peso pesado masculino, mas como na modalidade não há disputa pelo terceiro lugar, ele acabou com 13ª medalha do Brasil no Japão, a sétima de bronze.

As medalhas no esporte são um alento para uma semana que começou tensa na política. O Judiciário deu uma resposta dura aos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro. O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, propôs um inquérito administrativo para apurar o abuso de poder político e econômico de Bolsonaro com o uso da máquina pública para uma campanha de desconfiança contra as urnas eletrônicas. Ao mesmo tempo, pediu a inclusão de Bolsonaro no inquérito das fake news, que já tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), pela transmissão nas redes sociais da live na última quinta em que o presidente apresentou alegações sem fundamento e já rebatidas por diversos órgãos, incluindo o TSE, contra o voto eletrônico.

As duas propostas foram aprovadas por todos os sete ministros da corte eleitoral. Mais cedo, o presidente do STF, Luiz Fux,  fez defesa aberta da democracia. Segundo Fux, que não chegou a citar o nome do mandatário, a narrativa defendida pelo Governo Federal é parte de atitudes que “deslegitimam veladamente as instituições do país”. “Estamos atentos a ataques que corroem valores democráticos”, disse o magistrado, como conta Regiane Oliveira.

É nesse clima que os trabalhos da CPI da Pandemia são retomados nesta terça. O repórter Afonso Benites conversou com o senador Omar Aziz, presidente da CPI da pandemia, que contou qual norte a Comissão deve seguir a partir de agora. Os senadores vão mirar nas pistas de corrupção relacionadas às vacinas contra a covid-19. “Há indícios fortíssimos de que tiraram proveito da compra”, disse ao EL PAÍS em videoconferência.

De Brasília para Manágua, onde oito membros do alto escalão do Governo de Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, foram alvos de uma nova lista de sanções aplicadas pela União Europeia. Bruxelas aumentou punições que afetam inclusive familiares de Ortega, dias após a prisão do sétimo candidato à presidência que tentaria derrotar o líder sandinista em novembro. Do Peru, os correspondentes Juan Diego Quesada e Jacqueline Fowks contam como foram as  30 horas que balançaram o governo do presidente Pedro Castillo. Após tomar posse, o socialista se viu obrigado a dar um passo atrás e pedir um discurso mais moderado ao seu recém-nomeado primeiro-ministro Guido Bellido, conhecido por integrar uma das alas mais radicais da esquerda. Foram momentos de tensão: após a indicação de Bellido, nomes mais equilibrados chegaram a renunciar ao convite de fazer parte do Governo.

Enquanto isso, nos EUA, o Governo agora corre contra o tempo para evitar uma nova onda de covid-19  dos cidadãos que não se vacinam. Com direito a incentivos em dinheiro e obrigatoriedade de imunização entre militares, Washington faz de tudo para não voltar aos piores dias da crise sanitária —sobretudo com variantes soltas por aí.

Ainda nas Olimpíadas, Rebeca Andrade se despede de Tóquio com as duas medalhas, ouro e prata, depois de ficar em quinto lugar na final do solo obtido na manhã desta segunda. Veja também o outro lado dos Jogos de Tóquio, como o pedido de asilo político feito por Krystsina Tsimanouskaya, atleta de Belarus, à Polônia, mostrando que a geopolítica segue nos bastidores do maior evento esportivo do mundo.


Bolsonaro é alvo de investigação por ataques mentirosos às urnas eletrônicas
Bolsonaro é alvo de investigação por ataques mentirosos às urnas eletrônicas
Por unanimidade, TSE aprova investigação de crimes como abuso de poder político e coloca o presidente no inquérito das ‘fake news’
Fux: “Estamos atentos a ataques que corroem valores democráticos”
Fux: “Estamos atentos a ataques que corroem valores democráticos”
Em resposta a Bolsonaro, presidente do STF critica atitudes que “deslegitimam veladamente as instituições do país”

Nenhum comentário:

Postar um comentário