Em novembro o Intercept enfrentou um aperto grande: com a pandemia, a crise econômica decorrente dela e a maior taxa de desemprego desde 2012, nossa campanha mensal perdeu ao longo do mês 1.260 assinantes. Nós entendemos que é difícil manter custos extras em momentos críticos como este, por isso estamos trazendo a questão a público, para que vocês tomem conhecimento da situação.
Um perda assim em nossas doações implica diretamente em restrições, voos mais baixos e um jornalismo mais contido. Arrecadando menos, temos menos liberdade, equipe e infraestrutura para ir atrás de investigações e apurações de impacto.
Não é o que você deseja, nem a gente. Por isso queremos empenhar todo esforço pra virar esse jogo. E hoje é um ótimo dia pra isso. Sabe por quê? Porque hoje é dia de copiar os Estados Unidos em algo muito útil!
Em 2012, um grupo de americanos insatisfeitos com a cultura de consumismo por impulso de datas como a Black Friday inventou a Giving Tuesday: “Terça-feira de doar” ou “Dia de doar” — como já é chamada por alguns brasileiros. Como doação não rende lucro para empresários, comerciantes e publicitários, é muito provável que você nunca tenha ouvido falar nisso. Eles não têm interesse em divulgar a data que é celebrada hoje.
Aqui no TIB a gente acha que essa é uma boa ideia para ser imitada. (A outra você sabe qual é: derrotar nas urnas a extrema direita e suas ideias fascistas, discurso racista e misógino).
Mas por que imitar os americanos hoje? São muitos motivos: os impactos do nosso trabalho em 2020, a coragem dessa redação, o fato de que não nos escondemos atrás de uma falsa imparcialidade ou nos dobramos diante de anunciantes. Tudo, absolutamente tudo que o Intercept faz é oferecido gratuitamente para todos o leitores, com foco em promover as mudanças que o país precisa. Não sei se você sabe, mas esse esforço coletivo e diário nos rendeu o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, uma menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog e o posto de finalistas em outras cinco premiações em 2020. FAÇA PARTE DO TIB →
Um abraço, |
Nenhum comentário:
Postar um comentário