terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Fim do auxílio deixa o Brasil entre o medo do vírus e do desemprego

 



Não foi fácil atravessar o ano de 2020, mas a chegada de dezembro preocupa ainda mais os cerca de 67 milhões de brasileiros que deixarão de receber o auxílio emergencial —já que o benefício criado para minimizar os impactos econômicos da pandemia de covid-19 não foi prorrogado para 2021 pelo Governo de Jair Bolsonaro. A reportagem de Heloísa Mendonça conta como as famílias tentam se equilibrar entre a necessidade de buscar um posto de trabalho e a preocupação com a pandemia em um momento em que o país vê crescer novamente o número de casos da doença, enquanto a economia parece longe de sair da crise.

Em meio à apreensão sobre o futuro, outro assunto recorrente nas últimas semanas é a multiplicação de mitos, mentiras e teorias conspiratórias contra as vacinas da covid-19. Os relatos vão do medo da implantação de um chip no cérebro até a falsa possibilidade de contrair câncer ou HIV ―tudo decorrente do turbilhão de notícias falsas espalhadas pelo país. A pandemia de desinformação, incentivada até pelo presidente, cresce ao mesmo tempo em que se aumenta o total de brasileiros que não quer receber imunizantes (de 9% em agosto para 22% neste mês, segundo o Datafolha). A repórter Beatriz Jucá esclarece os mitos e explica quais cuidados devem ser tomados para a vacinação.

O fato de a vacinação em massa estar cada vez mais próxima da realidade dos brasileiros não significa que se deva relaxar nos cuidados. Muitas pessoas, animadas com a flexibilização do isolamento nos meses de setembro e outubro, planejaram viagens e reencontros com familiares e amigos durante o Natal, Ano Novo e férias de verão. A repórter Stephanie Vendruscolo ouviu vários especialistas para saber as estratégias que podem ajudar a diminuir as chances de infecção. Entretanto, a principal recomendação dos médicos é evitar viagens e as reuniões familiares por enquanto.

Às 18h desta terça-feira, o EL PAÍS promove um debate ao vivo sobre o que esperar para o Brasil de 2021, com o neurocientista Miguel Nicolelis e o jornalista Xico Sá, colunistas do jornal. O bate-papo será mediado pela diretora do EL PAÍS no Brasil, Carla Jiménez, e transmitido ao vivo no site, no nosso canal no YouTube e na nossa página no Facebook. No centro da conversa, duas pontas da pandemia: a luta da ciência e da medicina para frear o vírus e salvar vidas e a missão dos veículos de comunicação de informar e combater as fake news. Acompanhe e mande suas perguntas.


Fim do auxílio deixa o Brasil entre o medo da pandemia e do desemprego
Fim do auxílio deixa o Brasil entre o medo da pandemia e do desemprego
Segundo pesquisador, desemprego pode atingir 25 milhões de pessoas no país. “Como vou procurar emprego se a pandemia continua?”, questiona beneficiária do programa de ajuda do Governo
Marcelo Crivella, prefeito do Rio, é preso em operação contra corrupção
Marcelo Crivella, prefeito do Rio, é preso em operação contra corrupção
Prisão é um desdobramento da operação Operação Hades, que investiga um suposto ‘QG da propina’. Prefeito se diz vítima de "perseguição política"

Nenhum comentário:

Postar um comentário