Nas últimas semanas, uma série de decisões judiciais amordaçou veículos de imprensa após ações movidas por integrantes da classe política ou do mercado financeiro. O caso mais recente proibiu a TV Globo de exibir documentos ou trechos de peças relativas à investigação do caso das rachadinhas no gabinete do senador Flávio Bolsonaro. Trata-se de um caso de censura prévia, vedada pela Constituição. Ainda que não sejam novidade, em um contexto em que Jair Bolsonaro ataca veículos de imprensa e ameaça jornalistas que criticam sua gestão, especialistas alertam para um clima de “degradação” do ambiente de liberdade de expressão e de imprensa no país. A reportagem é de Gil Alessi.
"Estamos procurando qualquer fresta que reste de democracia na Venezuela para entrar por ela", diz Henrique Capriles. O ex-candidato presidencial e líder da oposição na Venezuela acaba de oficializar um racha no antichavismo ao anunciar que pretende participar das eleições parlamentares de 6 de dezembro. Em entrevista ao EL PAÍS, ele explica por que decidiu confrontar Juan Guaidó, que se recusa a participar do pleito, a que chama de fraude.
O caminho até a vacina contra o coronavírus será tortuoso, mostra o repórter Manuel Ansede. O laboratório britânico AstraZeneca anunciou que interrompeu os ensaios de sua imunização, produzida com a Universidade de Oxford, depois de detectar uma doença sem explicação em um dos voluntários. A farmacêutica afirma que a suspensão é um procedimento de rotina, mas a notícia envolvendo uma das maiores esperanças contra a pandemia no mundo causa alarme.
Também nesta edição, o repórter Breiller Pires conversa com o ginasta Angelo Assumpção. Demitido do clube Pinheiros no fim de 2019, ele agora se esforça para resgatar a carreira e deixar para trás a sombra do racismo sofrido nos últimos anos. “Daiane dos Santos me fez acreditar que eu também poderia trilhar um caminho como atleta. Nossa existência na modalidade, por si só, já é uma forma de protesto. Mostra às pessoas que os negros podem e devem estar em todos os lugares.”
Nesta quarta às 13h, o EL PAÍS entrevista Guilherme Boulos, o nome do PSOL na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A conversa faz parte da série multiplataforma do jornal sobre a corrida municipal com transmissão ao vivo pelo site, YouTube e Facebook. Mande suas perguntas em tempo real.
B
| |||||
|
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Censura prévia no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário