quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Joe Biden assume nesta quarta-feira a presidência que cobiçou durante toda a sua vida nas circunstâncias mais adversas que jamais projetou

 


Joe Biden assume nesta quarta-feira a presidência que cobiçou durante toda a sua vida nas circunstâncias mais adversas que jamais projetou. Com um desafio maiúsculo, de calibre rooseveltiano e uma oportunidade política colossal ambos superlativos ligados a Franklin Delano Roosevelt, o homem que tirou os EUA da crise de 1929, o democrata se vê diante dos Estados Unidos atravessados por três graves crises: a pandemia, a recessão econômica e uma ruptura social. De Washington, a correspondente Amanda Mars analisa as expectativas em relação ao mandato do democrata numa conjuntura ainda volátil: Donald Trump não comparecerá à cerimônia de posse, rompendo com 150 anos de  tradição democrática. Pablo Guimón é quem descreve os últimos dias de Trump, que entrega o país com uma economia afetada pelas 400.000 mortes na pandemia e chega ao fim do mandato com seus piores índices de popularidade, cheio de rancor e disposto a manter a acesa a sua base. Entre suas últimas medidas estão 73 indultos e 70 comutações de pena, incluindo na lista de perdoados seu ex-assessor Steve Bannon.

Para o Governo Bolsonaro, a posse de Biden chega em um momento delicado, de fragilidade em termos internacionais por causa dos reveses na chamada "diplomacia da vacina". O repórter Afonso Benites conversou com diplomatas que explicam que, se Bolsonaro insistir na sua política ambiental e na condução ideológica de seu ministério das Relações Exteriores, corre o risco de agravar a imagem do país como um pária na arena internacional e perder dinheiro na estratégica relação com os EUA. Os embaixadores ressaltam que melhorar a relação, no entanto, dependerá muito mais de o Planalto se ajustar do que da pragmática Casa Branca.

Ainda nesta edição, um guia esclarece as principais dúvidas sobre as vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford, autorizadas para uso emergencial no Brasil. O EL PAÍS conversou com especialistas e responde: Quanto tempo dura a imunidade? Gestantes podem ser vacinadas? Os imunizantes protegem contra as mutações do coronavírus?



Biden abre nova era nos EUA após insurreição promovida por Trump
Biden abre nova era nos EUA após insurreição promovida por Trump
Democrata chega à presidência mais poderosa do mundo em circunstâncias adversas, destinado a ser um líder decisivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário