terça-feira, 27 de outubro de 2020

Dinheiro na cueca de senador conta a inglória história política de Roraima

 

Brasil

A campainha da casa do senador Chico Rodrigues numa das avenidas residenciais de Boa Vista parece desligada. As janelas do piso superior, visíveis acima dos muros altos e a cerca eletrificada, também estão fechadas. Foi ali que o senador do DEM, hoje autoafastado do cargo, desceu aos infernos no dia 14 de outubro, quando a Polícia Federal flagrou-o com dinheiro escondido na cueca em uma operação que apura desvio de verba no combate à pandemia. Da capital de Roraima, a mais bolsonarista do Brasil segundo o Ibope, Carla Jiménez conta que a saga de Rodrigues,  ex-vice-líder do Governo Bolsonaro, ilustra o cenário político do Estado, dominado por políticos da velha guarda, que se perpetuam no poder por meio de parentes e ex-cônjuges, apesar dos escândalos que acumulam ao longo dos anos.

A Europa enfrenta a segunda onda da covid-19, que volta a crescer nos EUA e ainda castiga o Brasil. Por isso, enquanto a vacina não vem, a ordem é afinar as estratégias para minimizar os contágios, que acontecem pelo ar, sobretudo em espaços fechados. Para ajudar na tarefa, Javier Salas e Mariano Zafra prepararam um guia. Trata-se de um percurso visual por uma sala de aula, um bar e uma sala de estar que ilustra de forma didática as probabilidades de infecção nestes cenários cotidianos dependendo da ventilação, da duração do encontro e do uso de máscaras. Já a repórter Beatriz González explica quais os efeitos colaterais que o uso inadequado das máscaras podem causar. Acne, coceira, proliferação de bactérias e até mesmo o aumento das chances de transmissão da covid-19 estão entre os pontos de atenção apontados.

Dentro de uma semana, os Estados Unidos decidirão se reelegerão Donald Trump ou se Joe Biden será o seu novo presidente. Na cobertura especial rumo à votação, o EL PAÍS conversou com Samantha Power, embaixadora dos EUA na ONU durante o governo Obama e repórter premiada, que escreveu a biografia do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Power, que é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a revista Time, analisa o cenário eleitoral e é categórica: "Para que o trumpismo seja derrotado com Trump, a vitória de Biden tem que ser ampla." Só assim, diz ela, a eventual saída de Trump da Casa Branca teria um efeito dissuasório sobre seus aliados pelo mundo.

A segunda-feira entrará para a história como um marco da ciência: foi confirmada a existência de água na superfície da Lua. A identificação do líquido, que é semelhante à água presente no planeta Terra, abre possibilidades para a expansão dos estudos sobre o universo e viagens espaciais. “Em teoria, o oxigênio e o hidrogênio que a água contém podem ser separados para fabricar combustível para foguetes, com os quais se poderia viajar da Lua até Marte”, resume Didier Schmitt, coordenador de exploração humana e robótica da Agência Espacial Europeia.

 

Dinheiro na cueca de senador conta a inglória história política de Roraima
Dinheiro na cueca de senador conta a inglória história política de Roraima
Chico Rodrigues, o ex-vice-líder do Governo Bolsonaro que virou folclore dos escândalos de corrupção, é da velha guarda que se reveza no poder no Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário