quarta-feira, 28 de outubro de 2020

rescimento do patrimônio de Salles se apoia em apartamento irregular

 

Brasil


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tem se sobressaído no noticiário, ora por falar em passar boiada na Amazônia, ora por pelejas públicas com os militares, como na semana passada. Segue firme com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, para frustração de quem defende o meio ambiente. Mesmo blindado no cargo, Salles não deixa de ter de prestar contas na Justiça por movimentações feitas antes de virar ministro. Alvo de investigação por enriquecimento ilícito, o ministro tem seu patrimônio sob a lupa, incluindo um apartamento duplex em região nobre de São Paulo, que diz ter desmembrado em dois, triplicando seu preço em um período de dois anos, mesmo sem possuir registro, escritura ou qualquer comprovação legal disso. É o que revela levantamento do repórter Aiuri Rebello em todos os cartórios de registro de imóveis da capital paulista. Oficialmente, a divisão do apartamento nem sequer existe. O EL PAÍS procurou o ministro, mas eles não respondeu.

Os fãs de armas brasileiros estão em alta —e o negócio em franca expansão— desde a chegada de Bolsonaro ao poder em 2019, mostra a reportagem de Naiara Galarraga Gortázar. Com uma avalanche de mudanças legislativas, o presidente cumpriu sua promessa eleitoral de facilitar o acesso às armas, aproximando o Brasil do modelo dos Estados Unidos. A repórter visitou um campo de tiro no interior de São Paulo e também conversou com Melina Risso, especialista em segurança pública, que alerta: "O que Bolsonaro está fazendo é muito perigoso. Um grupo radical está acumulando um arsenal e isso significa minar o Estado democrático de direito”.

Nos Estados Unidos, mais de 60 milhões de pessoas anteciparam seu voto, e as estimativas de participação nas eleições de 2020 são inéditas para o país. Jorge Galindo destrincha o cenário eleitoral norte-americano em termos de participação e preferência de voto, para tentar explicar o paradoxo envolvendo a ampla participação do cidadão nas eleições deste ano, apesar da pandemia. Enquanto isso, o correspondente Pablo Guimón narra a viagem de trem do candidato democrata Joe Biden a Alliance, no oeste de Ohio. O Estado que tem sido há muito tempo uma espécie de microcosmo eleitoral do país evidencia a polarização eleitoral, com tensões afloradas e uma sociedade dividida.

Ainda nesta edição, um resumo analítico e cronológico da obra de Pedro Almodóvar. O diretor, que transformou personagens, tramas e ideias subversivas e altamente polêmicas em sucessos de bilheteria, lança A voz humana, obra que é uma espécie de condensação de toda a sua carreira, escreve Ianko López: "Lá estão as citações à sua obra passada e futura, o tema da mulher abandonada, o recurso à peça teatral ou à saturação cromática e cenográfica, que constituem um calculado mecanismo autorreferencial".


Ricardo Salles tem duplex sem registro que triplicou de valor em dois anos
Ricardo Salles tem duplex sem registro que triplicou de valor em dois anos
Apartamento dividido irregularmente passou de 2 milhões de reais para 6 milhões em dois anos. Ministro do Meio Ambiente é suspeito de enriquecimento ilícito

Nenhum comentário:

Postar um comentário